Dissertação Características


Se a narração caracteriza-se pela progressão temporal, a dissertação é identificada pela progressão lógica; se na descrição particulariza-se o ser, na dissertação, generaliza-se.

O texto dissertativo serve para debater um assunto ou simplesmente expô-lo.

Uma dissertação completa (não apenas um trecho), deve apresentar três partes distintas:

  1. INTRODUÇÃO: Representada normalmente por um parágrafo de pequena extensão, é a apresentação de uma ideia, de uma tese, uma afirmação qualquer que será explicada nos parágrafos seguintes.
  2. DESENVOLVIMENTO: Representado por um ou mais parágrafos de extensão variada, é a defesa da ideia lançada na introdução. Fase da argumentação, que visa, veladamente que seja, a convencer o leitor. É também conhecido como corpo da redação
  3. CONCLUSÃO: Também chamada de fecho, é o final da redação. Deve ser um parágrafo curto, contendo a ideia final, marcante, em que o autor não deixa dúvidas quanto à sua posição. Pode ser um resumo do desenvolvimento, uma citação que se encaixe com perfeição no assunto abordado.

Dissertação argumentativa/expositiva


A dissertação pode ser expositiva ou argumentativa, isso depende das intenções de quem produz o texto.


a) Argumentativa: o texto argumentativo procura provar uma tese por meio de provas, denominadas argumentos (fatos propriamente ditos, situações, ilustrações, dados estatísticos, conceitos, testemunhos).


b) Expositiva: na dissertação expositiva, expõe-se o assunto sem que se tome abertamente uma posição. É o caso da maioria dos livros didáticos.

Dissertação objetiva/subjetiva


No nível estilístico, a dissertação pode ser subjetiva ou objetiva; a primeira ocorre, sobretudo, na literatura. A segunda está presente na ciência.


a) Objetiva: na dissertação objetiva, emprega-se a denotação, a terceira pessoa e a impessoalidade. O uso da partícula “se” é uma marca de impessoalidade (sabe-se que…).


b) Subjetiva: na dissertação subjetiva, estabelecem-se juízos de valor, faz-se uso da conotação, empregam-se a primeira e/ou a segunda pessoa.

Baixe Simulado ENEM Em PDF Com 90 Questões Comentadas Passo a Passo!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!