RESUMO SOBRE KARL MARX

Abordaremos as contribuições de Karl Marx para o pensamento sociológico.

Vale notar, inicialmente, que usamos o adjetivo marxista para nos referirmos ao que é relativo a Marx tanto em sentido estrito (sua obra direta) quanto em sentido lato (pensamentos derivados de sua obra, desenvolvidos por outros autores). 

No entanto, há sociólogos que empregam o vocábulo marxiano, aplicável ao sentido mais amplo dessa palavra.

Abordagem Teórica

Marx viveu no contexto da Europa industrial de sua época e que foi a partir dela que ele desenvolveu suas teorias. Os contrastes entre capital e trabalho estavam entre os fatores que levaram à proposta sociológica marxista.

As contribuições essenciais do teórico alemão passaram pela tese do materialismo histórico. Esse conceito foi assim definido em uma obra dicionarística organizada por Nicola Abbagnano (1901-1990).

A doutrina marxista previa a superação do capitalismo, sendo instaurada uma sociedade desprovida de classes sociais. O que se realizaria por meio:

  • da luta de classes (proletários e burgueses).
  • da abolição da propriedade privada dos meios de produção.
  • da instituição de um regime de partido único.
  • da eliminação do Estado.

INDICAÇÃO DE FILME

O jovem Karl Marx. Direção: Raoul Peck. 2017. Classificação indicativa: 14 anos. 

O longa-metragem abrange o período entre 1842, quando Marx era o editor-chefe do jornal alemão Rheinische Zeitung (Gazeta Renana), e o começo de 1848, quando veio à luz o Manifesto do Partido Comunista. O foco recai não só sobre o desenvolvimento da amizade e da parceria intelectual entre Marx e Engels, mas sobre a relação deles com suas parceiras e do relevante papel delas naquele contexto.

Baixe Simulado ENEM Em PDF Com 90 Questões Comentadas Passo a Passo!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!